Castelos da Alemanha: um charme a mais em qualquer viagem!

Em nosso terceiro dia em Munique, a chuva continuava não dando trégua. Mas isso não nos incomodou, pois havíamos comprado uma excursão que recomendo sem dúvida: "Excursão Diurna aos Castelos Reais de Neuschwanstein e Linderhof Saindo de Munique". (http://br.viator.com/)

Entre os três castelos que Ludwig II (o menino maluquinho da Alemanha) mandou construir, Linderhof é seu refúgio mais original. 
 Situado na cidade bávara de Graswangtal, é o único castelo que foi concluído com o rei Ludwig II ainda vivo e onde ele residiu com frequência.

  Detalhes da Casa Marroquina, que havia sido construída, originalmente, no Marrocos, sendo levada para os jardins do palácio de Linderhof em 1878.







A origem do castelo de Linderhof foi uma residência para caçadas erigida pelo pai de Ludwig, o rei Max II, como "cabana do rei". Em 1874, porém, Ludwig mandou derrubar a cabana do rei e erigir o castelo no seu lugar.

Não são permitidas fotos do interior do castelo (que é impressionante), mas só as imagens do exterior já são suficientes para justificar uma anotação no seu caderno de próximas viagens...









Como bem disse a guia do castelo, nada mal acordar pela manhã com uma vista dessas, não é?




Após a visita ao Linderhof, partimos para mais uma hora de viagem até a grande estrela da Alemanha: O Palácio de Neuschwanstein!
Infelizmente, a chuva, a névoa e o frio haviam se instalado, dificultando - muito - a vista do castelo...


 ...o que só serviu, lógico, para atiçar minha curiosidade e minha vontade de aproveitar cada momento naquele lugar mágico. 
Não perdi tempo sequer almoçando, tomei o caminho que serpenteia pela montanha, em meio a uma linda, bucólica e inspiradora floresta e, em quarenta minutos de caminhada, cheguei ao meu destino!

Também é possivel fazer o trajeto de ônibus (cadê o espírito de aventura?) ou nessas charretes super charmosas, com esses cavalos enoooormes!


 É tudo muito seguro e bem sinalizado, não tem como errar!
 Como podem ver, não estava só na minha aventura...


 Parada estratégica para admirar a paisagem (e tomar fôlego...leve a garrafinha de água!).



  Chegando ao destino, você pode optar por qual visitar primeiro: o mirante ou a Marienbrüke... O castelo será o último, já que o ticket vem com o horário da visita marcado.
Eu fui ao mirante primeiro. Mesmo com a paisagem encoberta pela névoa, dá meeeedo! rs...mas vale muito a pena!





Pausa para um lanche e reflexão (que, com chocolate quente e sonho recheado, é sempre mais proveitosa...)


  Depois das primeiras emoções, parti para mais uma subida, agora em direção à ponte Marienbrüke, de onde (em tese), teria uma visão maravilhosa do castelo.
  
Não fosse a chuva e a névoa, claro, que literalmente "engoliram" um castelo inteiro! Mas o passeio vale mesmo assim, não deixem de ir à ponte!!!!

 





 
 
 
 
 

E foi lá, em meio àquela floresta encantada, que conheci meu mais novo companheiro de viagem: o GNOMO!

Nos demos tão bem, logo de cara, que o convidei para me acompanhar nas minhas aventuras...e não é que ele topou?  
 Por isso, aviso aos navegantes do blog: fiquem ligados!! Daqui pra frente, meu companheirinho vai estar sempre aparecendo, para mostrar os lugares que ele mais curtiu e as aventuras que ele mais recomenda. E, claro, fará algumas perguntinhas "gnomísticas" para os seguidores fiéis do blog...sempre valendo presentinhos!
 Depois de tantas emoções, me dirigi à entrada do castelo, onde há um enorme painel eletrônico, marcando o número dos tickets e o horário de entrada...tudo muito organizado. 
Infelizmente, também não são permitidas fotos do interior do castelo. Mas o exterior, uma vez mais, fala por si só (essa primeira foto é emprestada, como podem ver pelo céu azul):
 O castelo de Neuschwanstein (em alemão, Schloss Neuschwanstein), no sul da Baviera, é provavelmente uma das atrações mais fotografadas da Alemanha. Com a construção do castelo, a partir de 1869, Ludwig II, Rei da Baviera desde 1864, criou o seu próprio mundo encantado (não é a toa que esse castelo inspirou Walt Disney a desenhar o Castelo da Bela Adormecida).
 








A única parte do castelo em que se pode fotografar é o subsolo, onde há uma maquete perfeita do castelo.

** Aliás, dica super importante: esse não é um passeio para pessoas com dificuldade de locomoção, pois é um sobe e desce incessante de escadas, algumas muito estreitas. E, no final do passeio, não tem opção: a descida é morro abaixo, a pé! **



Para quem ainda tiver fôlego e tempo (nós, infelizmente, não tínhamos), não deixe de visitar outra maravilha, que fica relativamente próximo a Neuschwanstein: O Schloss Hohenschwangau (literalmente: Castelo do Grande Condado do Cisne). Esse castelo foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera.


 E assim, encerrou-se o terceiro e último dia em Munique e região: Encantador!

7 comentários:

  1. Nossa... realmente muito encantador. Quanta riqueza de detalhes... tudo em harmonia. Lindo lindo lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Elaine, são lindos mesmo...E a Lalá, gostou?

    ResponderExcluir
  3. Ela ADOROU!!! Está aqui no meu colo agora... os que mais gostou foi o feito pelo menino maluquinho e aquele que a foto criou um efeito pink. Mas engraçado foi ela dizer que quer morar no castelo da Bela Adormecida!! rsrs. Mandamos beijos, Elaine e larissaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que amoreco da tia !! E o GNOMO, eles gostaram ?? Tem que procurar, ele tá lá !!!
      Beijos

      Excluir
  4. QUE ?!?!? Como assim não viu GNOMO algum? Pois olhe de novo, com atenção...ele está lá!

    Onde já se viu Castelo e Floresta Encantada sem GNOMO?

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos, a névoa deu um ar charmoso. Parecia frio, brããããã... Amei a fotos do jardim 'fechado' com flores vermelhas na frente. E que loucura o chão aramado, deve mesmo meter medo. Uiiii!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mirante, com o chão aramado, permite uma ótima vista da propriedade...uma pena haver tanta névoa naquele dia...mas deu frio na barriga mesmo assim! rs...

      Excluir